sábado, junho 22, 2013

Pirata de Palavras (Sequência Didática)


DISCIPLINA: Língua Portuguesa
EIXOS: Compreensão e Valorização da Cultura Escrita / Apropriação do Sistema de Escrita / Leitura / Produção Escrita / Desenvolvimento da Oralidade.

1º MOMENTO:       - Entregar a cada aluno um quebra cabeça (pirata) para que eles o pinte, recorte e monte. Depois, perguntar que desenho é esse e dizer que tem a ver com a história que será contada. Observando então o quebra-cabeça, questionar sobre o que eles acham que irá falar a história? Se eles acham que o pirata é bom ou é mal? Etc.
                - Usando o notebook ou Data Show, mostrar a capa da história. Perguntar: Qual o Título da História? Quem é a autora? Porque será que a história tem esse Título? Sobre o que será a historinha? Etc.
                - Contar a história e ir fazendo questionamentos e observações durante a contação.
                - Dizer aos alunos, que eles irão virar Piratas de Palavras. Mostrar o lenço e o tapa-olho. Perguntar: O que Heitor carregava no bolso? (bloquinho de papel e caneta). Mostrar então os bloquinhos e explicar como será desenvolvido o trabalho (descrito em uma das páginas do bloquinho).
                - Caracterizar os alunos de Piratas e combinar as palavras que serão pesquisadas hoje (Palavras com Q), que deverão ser pesquisadas, anotadas e trazidas na aula do dia seguinte.

2º MOMENTO: Com o bloquinho, poderão ser trabalhadas palavras com os diferentes grupos silábicos (sílabas canônicas e não canônicas); palavras que rimam, substantivos próprios, comuns, no plural, no singular, etc.  Sempre sugerir ao alunos que façam a pesquisa e, posteriormente, desenvolver em sala de aula atividades de ortografia, leitura, produção, etc, usando as palavras anotadas.

3º MOMENTO:       -Algum tempo depois de iniciado o Trabalho, irá chegar na sala de aula um novo aluno (PIRATA DE PANO). Despertar a curiosidade dos alunos, dizendo que iremos receber um novo colega e que esse novo colega irá nos ensinar várias coisas, irá visitar a casa de cada um, etc.
                        - No dia da chegada do boneco, reunir os alunos na rodinha para recebermos esse novo amigo. Trazer o Pirata, apresentá-los aos alunos, dizer que irá nos fazer companhia até o final do ano, dizer que logo, cada aluno irá levar o boneco para casa; que o  boneco tem um Diário onde, a criança que o levar deverá escrever tudo o que fez com Ele.
                        - Dizer também que o boneco não tem nome e iniciar com os alunos uma votação para a escolha do nome do boneco. Deixar o boneco num lugar na hora do recreio, uma caixinha e papeis para que os alunos da sala e outros alunos que fazem o recreio junto com eles (no caso, os alunos do 1º ano)  venham dar sugestões de nomes.
                        - Terminado o recreio, abrir a caixa e anotar no quadro alguns nomes sugeridos. Montar no papel pardo uma tabela com os nomes e deixar que cada aluno dê o seu voto, definindo assim o nome do Pirata.

4º MOMENTO:       - No dia seguinte à votação, pode-se trabalhar em matemática, gráficos e tabelas usando os dados levantados.

5º MOMENTO:       - Deixar que os alunos comecem a levar o Pirata para casa, lendo no dia seguinte o Diário de Bordo para os colegas.

OUTRAS SUGESTÕES:   - Pode-se, sugerir aos alunos, que escolham uma ou mais palavras trazidas na cadernetinha e criem com elas uma história;
                                       - Pesquisar no Dicionário o significado de palavras desconhecidas que foram anotadas na cadernetinha;
                                       - Escrever um bilhete ao Pirata;
                                       - Ao se trabalhar convites, criar um convite de aniversário para o Pirata e fazer sua festinha com todos os alunos da sala;
                                       - Pode-se agregar as demais disciplinas e conteúdos trabalhados em sala de aula ao Pirata.




4 comentários:

  1. Muito boa essa sequência,principalmente por ser uma temática divertida.Meus alunos vão amar,pois foi o tema sugerido por eles para trabalhar no Projeto de leitura.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa sequência,principalmente por ser uma temática divertida.Meus alunos vão amar,pois foi o tema sugerido por eles para trabalhar no Projeto de leitura.Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog e suas ideias. Super criativa! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir